CVRRICVLVM VITAE

Fernando Manuel de Sousa Lardosa
Curriculum Vitae


Nasceu na cidade da Maia, em Maio de 1967.

Licenciado em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 1990.

Pós-graduação em História da Arte pela Universidade Lusíada – Lisboa, 1997.
Creditado como Formador de Formadores no Plano Nacional de Formação Contínua de Professores – FOCO.

Em Fevereiro e Março de 2008, frequentou no Departamento de Escultura e História das Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha, Espanha, o curso intensivo sobre fundição “El lenguaje de la fundición artística”, sob a orientação do Professor Escultor Olegário Martín Sanchéz da mesma Faculdade.

Elemento do Grupo de Investigação em Escultura no Departamento de Escultura e História das Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha, Espanha, onde se encontra a fazer Doutoramento em Desenho desde 2005.

No ano lectivo 2005/2006,sob a orientação do Professor Escultor José António Aguilar Galea, do Departamento de Escultura e História das Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha, Espanha, colaborou no projecto de inovação “A mobilidade docente como estratégia para o ensino e integração da Fundição Artística no Espaço Europeu de Educação Superior”, para o Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha, Espanha.

Assistente no Departamento de Artes plásticas/Escultura na Escola Universitária das Artes de Coimbra desde Outubro de 1988, onde lecciona as disciplinas de Escultura, Desenho e as tecnologias de: Pedra e Madeira, Metais e Plásticos, Cenografia e Medalhística, tendo colaborado na elaboração dos programas de licenciatura das referidas disciplinas.

Leccionou as disciplinas de Desenho e Matérias, Estruturas e Formas na Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra – Curso Técnicoprofissional de Design de Equipamento Interior e Exterior, Porto, de 1988 a 1991; tendo elaborado os programas das referidas disciplinas para o Gabinete de Ensino Técnico e Apoio Profissional – GETAP.

Assistente de cenografia do Círculo Portuense de Ópera em 1986 e 1987, na Cantata Cénica “Carmina Burana” de Carl Orf, e na ópera “Cármen” de Georges Bizet, com cenografias, respectivamente, do Escultor Manuel Dias e Asta Rose Alcaide.

Colaborou com o Departamento de Cenografia da Radiotelevisão Portuguesa – Centro de Produção do Porto, 1988.

Orientou um curso intensivo de Adereços e Cenografia para teatro no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Porto, 1989.

Foi assistente de cenografia de Eurico Lopes, e autor dos figurinos e adereços na peça:  “ Quem matou Romeu e Julieta?”, adaptação livre da peça “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, por Marcantónio Del Carlo, Coimbra, 2007.

Projectou e executou um conjunto escultórico em homenagem aos mortos na Guerra Colonial, para o jardim da Junta de Freguesia de Ferreira, Paços de Ferreira, 1989.

Orientou o workshop de Desenho de Figura Humana no âmbito da Artis IV – Festa das
Artes e Ideias de Seia, Seia, 2005.

Exposição individual de Desenho, “O Zodíaco Chinês”, na Trade Gallery, World Trade Center de Macau, Macau, 1999.

Desde 1985 tem participado em diversas exposições colectivas de Desenho e Escultura.